Aprendendo com Daniel


Estes dias estava lendo o livro de Daniel, e Deus me levou a algumas reflexões.

Daniel era um jovem judeu, criado da melhor forma por seus pais, educado e bem tratado. Um belo dia, Jerusalém é invadida e ele se vê levado cativo para um país que ele não conhecia, longe de sua família e amigos, uma situação totalmente nova e inesperada. Lá, ele tem a oportunidade de construir uma vida nova, uma vida nos moldes da Babilônia. Surpreendentemente, ele não foi transformado em escravo. Por ser sábio, de boa aparência, o rei queria ele por perto. E ele foi viver no palácio, com todas as regalias reais à sua disposição. Parece uma história muito legal, apesar de todas as circunstâncias, as coisas estavam boas para ele. Era só dançar conforme a música e tudo ficaria bem. Só que tem um porém! Daniel não quis se conformar, ou tomar a forma desta nova vida. Apesar de estar ali, ele sabia quem ele era e o Deus que ele servia. Ele sabia que aquele não era o seu lugar, e optou por se manter fiel a Deus. Seria muito fácil se contaminar. Seria até justificável. Ele poderia até mesmo por a culpa em Deus, afinal, foi Ele quem permitiu que Daniel fosse pro cativeiro. Mas ele não era desse tipo de jovem. Do tipo que se conforma. Ele era do tipo que transforma as situações. Do tipo que enxerga além, que segue Deus de perto. Por tudo isso, Deus o honrou. Porque ele escolheu não se conformar. Porque ele escolheu desafiar e transformar.

2 comentários:

Cíntia Mara disse...

Jackie, eu amo o livro de Daniel. É um dos meus preferidos em toda a Bíblia. Daniel é um exemplo de coragem, de submissão a Deus, de não abrir mão de seus princípios, suas convicções e sua fé por mais que o banquete seja apetitoso. Lembrei de uma entrevista do Kaká no Globo Reporter há poucos dias em que ele disse que "os princípios são inegociáveis". Daniel e seus três amigos já sabiam disso.


Em particular, gosto desse livro porque contém algumas das profecias mais fascinantes sobre o fim dos tempos. Adoro estudar escatologia, rsrs.

Bjs

Catarina disse...

uhmmm
lembrou mt Romanos 12!!!
bjkssss

Postar um comentário